Ferramentas de big data garantem aumento de arrecadação
Para fechar as contas, Estados investem em tecnologia que ‘vigia’ contribuinte.
Ferramentas de big data, já utilizadas para combater inadimplência em bancos, empreiteiras e redes de varejo, agora se disseminam também na administração pública.”
Para fechar as contas e evitar medidas impopulares, como aumento de impostos, os governos estaduais estão investindo em tecnologia para aumentar a arrecadação. Dez secretarias responsáveis por cuidar das finanças de Estados e do Distrito Federal usam ou estão interessadas em uma ferramenta capaz de cruzar informações de bancos de dados hospedadas em diferentes plataformas. É o mesmo sistema utilizado por grandes bancos, empreiteiras e redes de varejo.
Uma das últimas a aderir foi a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul, Estado que enfrenta sérias dificuldades financeiras, inclusive com o atraso de salários dos servidores públicos. O órgão comprou a plataforma de big data – que permite, em frações de segundos, analisar e cruzar informações sobre a movimentação das empresas – por 5,5 milhões de reais, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Leia a íntegra da matéria no site da Revista Veja
Imagem: Vinicius Tupinamba/Getty Images/Hemera/VEJA