FIOL: os desencontros das informações
Como sempre, as notícias sobre as obras da FIOL são desencontradas. O site oficial da VALEC, empresa pública que coordena as obras é omissão em informações atualizadas sobre o andamento do projeto.
Esta semana postamos um matéria sobre os avanços das obras. Hoje o jornal Estado de Minas mostra uma outra versão sobre o cronograma, sinalizando um atraso de 5 anos.
Veja a matéria:
Obra da ferrovia Oeste-Leste terá atraso de 5 anos
No histórico de problemas acumulados nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), fazer qualquer previsão sobre a conclusão do projeto baiano virou um exercício de futurologia. As dúvidas desaparecem, porém, quando o assunto é o preço da ferrovia baiana.
Com seu cronograma original completamente comprometido, a Fiol viu seu orçamento estourar em nada menos que R$ 2,2 bilhões. O custo inicial da ferrovia baiana, que foi estimada em R$ 4,3 bilhões, agora já chega a R$ 6,5 bilhões.
Na quarta-feira, 21, na tentativa de dar uma resposta e acalmar os ânimos de deputados durante audiência na Câmara, o presidente da estatal federal Valec, Mário Rodrigues Júnior, disse que, até o primeiro trimestre de 2018, deverá ser entregue um trecho total de 1 mil km da ferrovia, ligando as cidades de Barreiras, no oeste baiano, a Caetité e, finalmente, a Ilhéus, no litoral do Estado.
Metade desse trecho, segundo Rodrigues, tem possibilidade de ser concluído no segundo semestre de 2017.
Leia a íntegra da matéria AQUI – Estado de Minas.