FIOL: Projeto segue em execução
O jornal da Tribuna da Bahia de hoje destacou que o “Projeto da Fiol segue em execução e vai viabilizar integração da América do Sul“.
A matéria destaca ainda que a ferrovia tornará mais rápido e barato o escoamento da produção baiana de minérios e grãos.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) interligará as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Serão aproximadamente 1500 quilômetros de Figueirópolis, em Tocantins, até Ilhéus, no litoral baiano. A construção da ferrovia visa a atender, principalmente, a produção de grãos do Oeste da Bahia e a exploração de minério de ferro, típica da região de Caetité, na área central do estado. A ferrovia deverá, em breve, substituir parte do transporte de carga realizado hoje através das rodovias. A FIOL foi subdividida em trechos, conhecidos como lotes de construção.
Anteriormente o jornal Estado de São Paulo apontou que a “Ferrovia Bioceânica pode ser saída para viabilizar a Fiol“, destacando que os “chineses, principais interessados no projeto, pediram informações à estatal federal Valec sobre a construção da Fiol, seu traçado e a previsão de ligar sua malha à Ferrovia Norte-Sul“.