Brasil fica fora de acordo do Pacífico e pode perder espaço no mercado

Brasil pode perder faturamento e vantagens comerciais no mercado exterior

 

O Acordo Trans-Pacífico abrange os principais países da Orla do Pacífico, como Estados Unidos, Japão e outros dez países.[…] É coisa de US$ 53 bilhões em jogo. Foi isso o que o Brasil faturou no ano passado com as exportações pros 12 países que estão no bloco da parceria trans-pacífica. Os sul-americanos Chile, Peru e México são importantes destinos de produtos industrializados fabricados no Brasil e de petróleo. Os Estados Unidos são os maiores compradores do Brasil. Eles importam, principalmente, matérias-primas assim como o Canadá. O Japão também compra matéria-prima e suco de laranja. […] (Vide Jornal da Globo, leia e assita a íntegra da matéria assinada por William Waack / Michelle Barros AQUI)

 

O assunto também foi destaque em matéria do Estado de São Paulo, que na matéria "Acordo do Pacífico deve isolar ainda mais o Brasil". A reportagem mostra que para especialistas, o tratado de livre-comércio entre os EUA e mais 11 países acentua a necessidade de o País se integrar à economia global. Veja a íntegra da matéria AQUI.

 

A BBC também comentou o acordo com a matéria "Aprovação de mega-acordo comercial no Pacífico 'acende alerta para Brasil", ponderando que, após serem ouvidos analistas, a "aprovação da Parceria Trans-Pacífica (TPP, na sigla em inglês), histórico acordo comercial entre Estados Unidos, Japão e outros dez países no Pacífico, acende um alerta para o Brasil e pode deixar o país ainda mais isolado no comércio internacional" (Vide a íntegra da matéria AQUI).


Editoria: Prof. Alexandre Alcantara