Artigo: O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC

Título:  O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de bloom

Autores: FMG Pinheiro, JM Dias Filho, RN Lima Filho…

Revista:  Contextus –  Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol. 11 – Nº1 – jan/jun 2013

Resumo: Esta pesquisa identifica se os níveis de habilidades cognitivas demandados pelo Enade e pelo Exame de Suficiência do CFC são aderentes ao perfil do Contador estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Foram analisadas duas edições do Enade e as duas últimas edições do Exame de Suficiência, bem como o perfil profissional requerido dos contadores pela Resolução CNE/CES 10/2004. As questões dos exames e o perfil profissional estabelecido pelo CNE foram classificados em dois níveis de habilidades cognitivas da Taxonomia de Bloom: no primeiro nível, considerou-se um menor nível cognitivo; e, no segundo, um maior nível. O teste de significância para proporções assinalou que os níveis de habilidades cognitivas solicitados pelos exames não são aderentes ao perfil previsto pelo CNE. Quanto à frequência das questões, não foram cobradas questões de maior nível cognitivo, embora em 2009 o Enade não tenha apresentado diferença significativa entre as questões.

Palavras-chave: Avaliação em Ciências Contábeis. Taxonomia de Bloom. Habilidades Cognitivas. Enade. Exame de Suficiência.

Link: http://www.contextus.ufc.br/index.php/contextus/article/viewFile/541/175


Editoria: Prof. Alexandre Alcantara