Auditoria de PME: Guia do IFAC (IBRACON)
O IBRACON está disponibilizando para download, gratuitamente, os dois volumes da 2ª edição do Guia de Utilização das Normas de Auditoria em Auditorias de Entidades de Pequeno e Médio Portes:
Leia a seguir o Prefácio do Guia
Prefácio
Este documento está baseado no Guia que foi encomendado pelo Comitê de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes da IFAC para auxiliar auditores independentes na auditoria de Entidades de Pequeno e Médio Portes (EPM) e promover a aplicação consistente das Normas Brasileiras de Auditoria – NBC TAs (Normas Técnicas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica – equivalentes às International Standards on Auditing – ISAs).
Apesar de o Guia original da IFAC ter sido desenvolvido pela Associação de Contadores Certificados do Canadá (CICA – Canadá), ele é de total responsabilidade do Comitê de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes da IFAC. A equipe do Comitê Internacional de Normas de Auditoria e Asseguração (International Auditing and Assurance Standards Board – IAASB) e um painel de assessoria global, com integrantes de grande número de órgãos-membro da IFAC, auxiliaram na revisão da versão deste Guia emitida pela IFAC.
O Guia fornece orientação não oficial sobre a aplicação das NBC TAs. Ele não deve substituir a leitura das NBC TAs, mas deve ser usado como complemento para auxiliar os auditores independentes a entenderem e implementarem de maneira consistente essas normas em auditorias de EPMs. O Guia não trata de todos os aspectos das normas de auditoria e não deve ser usado com a finalidade de determinar ou demonstrar o cumprimento das NBC TAs.
O Guia tem a finalidade de explicar e ilustrar de forma a desenvolver um entendimento mais profundo de uma auditoria conduzida de acordo com as normas de auditoria. Ele oferece uma abordagem prática que os auditores independentes podem usar ao assumirem uma auditoria baseada em riscos de uma EPM. Enfim, ele deve ajudar os auditores independentes a conduzirem auditorias de EPMs eficazes em termos de custo e, dessa forma, permitir que sirvam melhor ao interesse público. A previsão é que o Guia será usado por organismos associados à IFAC, por firmas de auditoria e por outras entidades como base para a educação e o treinamento de auditores profissionais e estudantes.
O Comitê de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes da IFAC convida os leitores a visitarem seu Centro Internacional para Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (International Center for Small and Medium Practices) (www.ifac.org/smp), que dispõe de uma coleção de outras publicações e recursos gratuitos.
Sylvie Voghel
Presidente do Comitê de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes da IFAC
Outubro de 2010