Dossiê Teletrabalho: Computerworld
No site da Revista Computerworld foi publicado [em 2011] um dossiê sobre o tema "teletralho". Apesar de se referir ao estágio do teletrabalho em Portugal, o material traz várias reflexões aplicáveis a esta modalidade de trabalho que avança aceleradamente em vários países, inclusive no Brasil, que recentemente teve suas leis trabalhistas adaptadas para o teletrabalho.
Ao final o dossiê traz a sugestão de 15 aplicações gratuitas que podem dar um importante impulso aos primeiros esforços para promover uma cultura de colaboração na empresa.
Veja a seguir o texto de introdução ao dossiê. Clique AQUI para acessar o texto na íntegra.
As plataformas de suporte à colaboração servem como um importante apoio aos regimes de teletrabalho, e os ambientes de cloud computing reforçam essa tendência. Mas é necessário ter uma abordagem diferente face às ferramentas e à gestão do projecto de instalação das mesmas para as empresas terem uma percepção clara sobre os benefícios obtidos.
Em Portugal, uma maior adopção do teletrabalho e das ferramentas de colaboração, com melhor aproveitamento, envolvem sobretudo alterações culturais, de acordo com vários agentes de mercado. Parece essencial rever processos e modelos de gestão e adoptar uma estrutura de comunicações e colaboração de grande interoperacionalidade sem silos.
Além disso, com a emergência das redes sociais, o universo dos suportes de colaboração empresarial também está a mudar. Pedem-se aplicações mais centradas nas pessoas, mais fáceis de usar. O próprio modelo de cloud computing serve de bancada para novas experiências de cariz colaborativo e de teletrabalho. Contudo, antes de se iniciarem regimes de teletrabalho, há importantes questões a considerar.