Exame de Suficiência revelou deficiências
Contadores sugerem mudanças no ensino da contabilidade
Os altos índices de reprovação no Exame de Suficiência da classe contábil, com 30% para bacharéis em Ciências Contábeis e 24% para Técnicos em Contabilidade direcionou o CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) a destinar parte significativa da programação temática da 22ª Convecon (Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo) para a discussão e a busca de saídas para o ensino dos cursos de Ciências Contábeis. O evento acontecerá no Mendes Convention Center, em Santos nos dias 17, 18 e 19 de agosto próximo.
Para Domingos Orestes Chiomento, presidente do CRC SP, o resultado é preocupante e as medidas precisam ser adotadas com urgência em conjunto com o MEC e as instituições de ensino superior de todo o País, principalmente neste momento em que a Contabilidade passa por uma verdadeira renovação, com a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, uma realidade presente em mais de 110 países. “Os profissionais que não assimilarem esse novo conceito do fazer contábil estarão fadados ao insucesso”, disse o presidente.
Nos painéis da 22ª Convecon voltados ao ensino da Contabilidade participarão cerca de 1.000 professores e coordenadores de aproximadamente 201 faculdades de Ciências Contábeis do Estado. “Pretendemos debater, além das diretrizes dos cursos de graduação, a adoção das Normas Internacionais da Contabilidade e sua convergência para os setores público e privado. Chiomento ressalta que os docentes precisam estar preparados para formar profissionais capacitados que atendam as exigências do mercado de trabalho. “Temos o dever de prezar pela qualidade dos cursos de graduação”.
As palestras voltadas a área acadêmica são: “Desafios no Ensino das Disciplinas Voltadas para o Mercado Financeiro em Decorrência da IFRS”; “Mercado de Trabalho: Cases e Expectativas dos Gestores em Relação à Implantação das IFRS nas Empresas”; “Aplicação Prática das IFRS”; “Ferramentas para Facilitar o Dia a dia”; “Visão geral: IFRS na Grade Curricular das Instituições de Ensino”; “Pesquisas Acadêmicas em IFRS”; “A Preparação Técnica em IFRS para a Formação do Profissional Contábil” e “IFRS para PMEs: Conscientização sobre a Boa Prática Contábil”. Outros temas ligados a perícia, auditoria, empresarial e setor público também serão apresentados na 22ª Convecon.
As inscrições podem ser feitas pelo www.convecon.com.br
Fonte: Jornal Contábil, dica de Universo Contábil (Igor Dantas)