Melhores & Maiores – 35 anos

A Revista Melhores e Maiores de Exame está em sua 35ª edição, amplamente consagrada no meio contábil e pelos agentes de mercado.

A primeira edição, uma raridade para se encontrar (encontrei na Biblioteca do Senado), saiu em setembro de 1974, sob a direçao do Prof. Stephen Kanitz, tendo como chamada “Os melhores e os maiores“. A capa destacava que seriam apresentadas as 500 maiores empresas privadas por vendas e as 50 maiores empresas estatais e como se comportou cada setor.

No texto de apresentação “Como foi feito” encontramos uma pérola do “recurso tecnológico” utilizado na elaboração do ranking. Veja uma parte do texto:

Durante oito meses – a partir de 16 de dezembro de 1973 – foram examinados mais de 10 mil balan­çs de empresas. Chegou-se, com isso, a uma seleção de 1 600 balanços, que foram então analisados em profundidade. Os dados recolhidos em cada balanço foram passados para cartões de computador, de modo a permitir o processamento eletrônico – único meio de tornar viável um empreendimento de tal porte, em que foram efetuados cerca de 18 milhões de cálculos e consu­midas 212 horas de computador.

Apresentaremos mais curiosidade em outras postagens.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara