O contabilista do futuro
Por Ladmir Carvalho*
As empresas de software de grande porte estão investindo pesado tanto na compra de empresas menores, como no aumento dos valores investidos em pesquisa e desenvolvimento. O contador está no melhor momento da sua profissão, no ponto alto, e deve saber aproveitar este momento…
Os profissionais da área contábil são responsáveis por controlar as operações mercantis do planeta. Por estarmos vivendo um momento de grande mudança tecnológica, deixando o papel de lado e registrando tudo nos sistemas eletrônicos, os contabilistas estão passando por um momento transitório. A adaptação às mudanças, o remanejamento de atitudes e posicionamentos são extremamente decisivos para permanecer no mercado.
O surgimento da microinformática, a evolução dos softwares e a modernização do governo, minimizaram as tarefas operacionais exercidas até a década de 80 para atender ao fisco. Com isso a geração de informações para o governo foi informatizada e o contabilista ficou livre para exercer o papel mais importante: entender o seu cliente e dar informações estratégicas para o negócio crescer.
Em breve o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) digitalizará as informações. Com isso não será preciso registrar os livros fiscais impressos e autenticar os diários em papel; os documentos não chegarão via malote; não será preciso digitar lançamentos contábeis e imprimir guias de recolhimento de tributos.
Um profissional que não gosta de mudanças, que não quer aprender, que não aceita trabalhar de forma diferente do que já vem trabalhando, terá problemas sérios, que poderão comprometer o seu futuro. Porém, para aqueles que estão atentos às flutuações do setor que está inserido, já realiza estudo das novas técnicas de gestão e treina intensivamente sua equipe para esta nova fase, terá grande chance de se destacar dos demais.
Na minha opinião, a maioria das tarefas puramente operacionais deixará de existir e o contabilista fará o trabalho mais importante como: a análise de balanço, a DRE sofisticada, os índices de liquidez e os indicadores de desempenho. O contador terá que estar muito mais próximo das decisões estratégicas das empresas do que no departamento técnico de contabilidade.
As empresas de software de grande porte estão investindo pesado tanto na compra de empresas menores, como no aumento dos valores investidos em pesquisa e desenvolvimento. O contador está no melhor momento da sua profissão, no ponto alto, e deve saber aproveitar este momento. Isso já aconteceu com outras profissões e agora é a vez do profissional contábil dar uma grande virada.
*Ladmir Carvalho é diretor executivo da Alterdata Software
Fonte: B2Magazine