Dia do contador e a demanda do mercado

MERCADO AUMENTA DEMANDA POR CONTADORES

O dia 22 de setembro é o Dia do Contador. Este ano, a data comemorativa tem um sabor especial, pois mudanças legais recentes podem aumentar a demanda por esse tipo de profissional.

A executiva Geuma Campos do Nascimento, sócia da Trevisan Outsourcing, diz que, mesmo a região Sudeste tendo a maior concentração de contadores, ainda faltam profissionais.

“Se isso acontece em São Paulo, podemos vislumbrar um grande potencial em outras localidades, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a quantidade de contadores chega a ser a metade das outras regiões”.

Segundo ela, a grande diferença na quantidade de contadores por região pode ser explicada pela quantidade de empresas contábeis. Na região Sudeste, há mais de 26.500; no Sul, cerca de 19.600; Nordeste tem mais de 10.800; Centro-Oeste possui aproximadamente 7.500; e o Norte tem pouco mais de 2.400.

O setor de contabilidade está com demanda aquecida, principalmente, depois da aprovação da Lei 11.638, que alterou normas e procedimentoscontábeis, exigindo investimentos, de escolas e empresas, na preparação e na atualização de profissionais.

De acordo com os dados divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há no Brasil 208.347 contadores que trabalham em mais de 67 mil organizações contábeis.

Estas informações são referentes à pesquisa realizada em julho deste ano. Na região Sudeste se concentra mais de 50% de todos os contadores do Brasil. Ao todo, são 104.501 contra 103.846 das demais.

O menor índice está na região Norte, com 13.533 profissionais. Um dado interessante é que nesta parte do Brasil há mais mulheres contadoras do que homens, 6.982 contra 6.551. Já na região Sudeste, esta diferença é exorbitante: há mais de 65 mil contadores e cerca de 39 mil contadoras.

Fonte: Canal Executivo, via Ibracon

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara