E por falar em padronização de normas contábeis
Temos lido nos últimos dias matérias nos mais variados veículos de comunicação sobre a importância da harmonização das normas contábeis brasileiras com normas emanadas do IASB (IFRS), especialmente após a publicação da alteração na Lei da S/A.
Estranho que pouco se lê sobre pesquisadores da contabilidade no Brasil sobre os possíveis prejuízos e danos que tal migração pode trazer para a contabilidade nacional e aos investidores do mercado de capitais. Os poucos textos de articulistas e pesquisadores pátrios mostrando as falhas e lacunas na Lei das S/A após as recentes alterações em direção ao padrão IASB podem ser acessados em “Normas Contábeis”.
Selecionamos abaixo dois textos de professores e pesquisadores da UNB (Brasília).
Confira:
a) Contabilidade, padronização técnica e globalização frustram direitos (12/09/2007) – Em matéria publicada há cerca de duas semanas (29 de agosto de 2007) no blog do jornal The Guardian, Prem Sikka, professor de contabilidade da Universidade de Essex, lamenta a falta de publicidade da atuação da entidade privada chamada International Accounting Standards Board (IASB), que formula critérios técnicos padronizados para o exercício da contabilidade e de auditorias em muitas partes do mundo. Trata-se de mais um exemplo de exercício privado da atividade de regulação por padronização técnica de uma indústria – Leia aqui a matéria original no Blog do The Guardian e os comentário em um Blog de pesquisadores da UNB.
b) O impacto da adoção do IFRS no Canadá (21/01/2008) – Leia aqui a matéria original no Finacial Post (Parte 1 – Parte 2) e os comentários em um Blog de professor da UNB.