Cooperativas começam 2008 com novas regras contábeis

A partir deste ano, as cooperativas terão que apresentar os Demonstrativos de Fluxo de Caixa das operações, dos financiamentos e dos investimentos. As novas regras decorrem da aprovação da Lei nº. 11.638/07 que entrou em vigor no último dia 1º de janeiro. Com isso, o Demonstrativo de Origem e Aplicação de Recursos foi substituído pelas Demonstrações dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado, alterando dessa forma a Lei 6.404, de 1976.

“As mudanças vão possibilitar o aperfeiçoamento da visão financeira e econômica, promovendo uma autogestão e transparência mais eficiente nas cooperativas”, diz o analista tributário da Gerência de Mercados da OCB, Edimir Santos. Essa mudança, segundo ele, é um avanço para o setor e era um pleito que estava sendo aguardado há muito tempo.

Além das Demonstrações dos Fluxos de Caixa, a lei também obriga as sociedades abertas a fazerem a Demonstração do Valor Adicionado. Essa obrigação não alcança as cooperativas, no entanto, algumas divulgam em seu Balanço Social.

Outro avanço que o analista tributário destacou com a aprovação da Lei nº 11.638 foi a criação do subgrupo do Ativo chamado de “intangível”. Nesse subgrupo serão lançados os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

O texto da nova Lei Contábil está disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11638.htm target=”blank”

Fonte: http://www.brasilcooperativo.coop.br

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara