Café com Palavra

John Piper: Dez Autores e Alguns dos Seus Livros Doutrinariamente Ricos

Neste podcast John Piper apresenta recomendações dos dez principais autores e respectivos lirvos que o ajudaram a crescer espiritualmente.  Confira logo abaixo do vídeo a lista destes autores e livros recomendados.

Transcrição do áudio com as anotações e links para os livros e textos citados.

Fonte (original em inglês)

Introdução

Esta semana estamos conversando com o Pastor John sobre a leitura de livros. Na segunda-feira analisamos as sete maneiras pelas quais os livros impactaram sua vida, Pastor John. Você também nos deu uma breve teologia de leitura, olhando para aquele texto incrível em Efésios 3:4 . Enquanto você falava sobre as sete maneiras pelas quais os livros mudaram sua vida, pude ouvi-lo ansioso para dar recomendações específicas. Então, vamos fazer o quem hoje. Quem você lê? Essa é a pergunta de hoje de um ouvinte chamado Sam. “Olá, pastor John e Tony! Em um devocional recente do Solid Joys que ouvi, Pastor John, você mencionou a prática de ler ‘ricos livros doutrinários’. Quais você consideraria serem os dez ‘livros doutrinários ricos’ que o ajudaram a crescer ao longo das décadas?”

Bem, tenho muita dificuldade em responder às “principais” perguntas ou à “maioria” das perguntas. Mas posso responder a dez ricos livros doutrinários que tiveram um impacto enorme em minha vida – se eu deixar de fora um que está entre os dez primeiros, minha memória não é boa o suficiente para dizer.

Aqui está o que CS Lewis disse sobre o nosso desejo de que o coração – nossos corações – cante com alegria sobre o que vemos sobre Deus em nossas devoções. Ele disse,

De minha parte, tendo a achar os livros doutrinários muitas vezes mais úteis na devoção do que os livros devocionais. E suspeito que a mesma experiência aguarda outros. Acredito que muitos que acham que “nada acontece”, quando se sentam ou se ajoelham diante de um livro de devoção, descobririam que o coração canta espontaneamente quando estão percorrendo um trecho difícil de teologia com um cachimbo nos dentes e um lápis na mão. (“On the Reading of Old Books,” 223)

Minha resposta a isso é: “Bem, você pode deixar o cano de lado”. Você não quer ter câncer na boca no caminho para as devoções. Deixe o cachimbo de lado, mas pegue o lápis e um livro doutrinariamente rico e veja o que acontece. Então, aqui estão dez autores que fizeram isso por mim – fizeram meu coração cantar por causa do que me mostraram sobre Deus e seus caminhos na Bíblia.

  • Importante: Alguns dos livros citados tem versão gratuita para os assinantes do Kindle Ilimitado.
Quatro livros de Jonathan Edwards

Nenhum teólogo histórico me moldou mais. Mencionarei quatro livros: O fim para o qual Deus criou o mundo , Afeições religiosas , Ensaio sobre a Trindade e A Liberdade da vontade . Um deles me mostrou a natureza de Deus como três em um. Outro me mostrou o objetivo de Deus de glorificar-se em tudo o que faz. Outro me mostrou que minhas afeições são essenciais para a adoração e obediência a Deus. E a quarta mostrou-me a compatibilidade entre a soberania absoluta de Deus e a minha responsabilidade humana perante ele.

Três livros de John Owen

Este pequeno livro A Mortificação do Pecado — oitenta ou noventa páginas — nos leva às profundezas de como Deus vence o pecado em nossas vidas. A comunhão com o Deus Trino nos mostra o que realmente significa ter comunhão com cada membro da Trindade. E A Morte da Morte na Morte de Cristo esclarece a glória da redenção particular – ou seja, que Cristo realmente garantiu as bênçãos da nova aliança para os eleitos de Deus.

Stephen Charnock – A Existência e Atributos de Deus

A Crossway acaba de lançar uma nova edição em dois volumes deste livro. Aquele livro – aquelas gigantescas 1.500 páginas em dois volumes – ficou na minha mesa de cabeceira por (não me lembro exatamente) alguns anos, e eu encharquei com apenas duas ou três páginas à noite, antes de ir para a cama. Mergulhei na santidade de Deus, na sua eternidade, na sua imutabilidade, na sua paciência, na sua bondade. Alguém perguntou a Bernardo de Clairvaux na Idade Média: “Por que as pessoas não amam mais a Deus?” E ele disse: “Porque eles não o conhecem”. Charnock é um ótimo remédio para essa doença.

JI Packer – O Conhecimento de Deus

Se você não quiser começar com um livro de dois volumes e 1.500 páginas, comece com JI Packer, Knowing God (250 páginas em vez de 1.500). A primeira frase é assim: “Assim como os palhaços desejam interpretar Hamlet, eu quis escrever um tratado sobre Deus”. Packer sabe que Deus é infinito e finito. O abismo entre ele e Deus é maior que o universo. Packer é um guia bom e humilde. Ele não é presunçoso, mas é profundo à sua maneira especial e acessível. Então, comece com Packer se Charnock parecer assustador.

John Murray – Redenção Realizada e Aplicada

Aprendi meu calvinismo não com Calvino, mas principalmente com Romanos, Efésios, Filipenses e o Evangelho de João. Mas em certos pontos ao longo do caminho da minha peregrinação teológica, aparecia um livro que reunia tantas peças de uma forma bonita e coerente que eu as considerava extremamente úteis.

“Mesmo que você leia esses livros em sua cadeira, não de joelhos, esteja ajoelhado em seu coração.”

O próprio título Redenção Consumada e Aplicada ainda funciona para mim como uma luz brilhante. Deus realizou minha redenção na cruz de uma vez por todas, de forma decisiva. Acabou, está feito, está consumado, está realizado: propiciação, redenção. E então ele soberanamente, aos seis anos, aplica isso à minha vida – justificação, adoção, santificação, glorificação – dando-me fé, trazendo-me para si mesmo.

Então, depois de Packer, vá para Murray.

John Bunyan – O Peregrino

Você pode não pensar que esta história interessante, que as crianças podem desfrutar, uma alegoria fascinante, seja doutrinariamente rica, mas é. Uma das coisas sobre uma alegoria é que você pode lê-la em diferentes níveis. É apenas uma história interessante com monstros e perigos – ou você pode lê-la no nível profundo de como a vida cristã realmente funciona sob a soberania de Deus.

JC Ryle – Santidade

Um dos grandes pontos fortes deste livro, que o torna tão rico doutrinariamente, é que ele mantém clara a diferença entre justificação e santificação, e como elas se relacionam na busca pela santidade. Também tem o benefício oculto de ter 150 anos, para que possamos ver – ontem estava dando uma olhada nas minhas anotações – como alguns dos desafios à santidade que enfrentamos, e que pensamos serem novos, não são realmente novos ou peculiares . para a nossa idade.

8. DA Carson – A Difícil Doutrina do Amor de Deus

São apenas 84 páginas, mas ajudam muito a nos impedir de falar bobagens sentimentais sobre o amor de Deus. Quase todo mundo no Ocidente pós-cristão pensa em Deus como mais ou menos tolerante e gentil. Eles trazem suas concepções para a Bíblia, e quando a Bíblia diz: “Deus é amor” ( 1 João 4:8 ), eles a preenchem com um significado que já tinham em suas cabeças, o que pode estar completamente errado. Don Carson nos ajuda a ver como Deus realmente é naquilo que ele revelou sobre seu amor.

Martyn Lloyd-Jones – Sermão do Monte

Esta coleção de sermões em dois volumes sobre o sermão mais famoso de Jesus abriu meus olhos no verão de 1968 para como a pregação doutrinária poderia incendiar o coração. Quando li isso, eu tinha 22 anos e pensei: “ É assim que eu gostaria de pregar algum dia”.

Dois livros de George Ladd

Mencionarei A Teologia do Novo Testamento e A Presença do Futuro, de George Ladd . Ladd foi meu professor de Novo Testamento no seminário e apresentou a toda uma geração de evangélicos americanos o fato de que o Novo Testamento é escatológico de capa a capa, o que significa que o tão esperado reino de Deus de Israel já chegou e ainda não está inteiramente aqui. Ele nos mostrou que o “mistério do reino” sobre o qual você lê nos Evangelhos é o cumprimento sem consumação – esse é o mistério.

O reino de Deus já está aqui em alguns sentidos, e ainda não está aqui em outros sentidos. E a tensão entre o que  é do reino e o que ainda não é do reino afeta tudo na Bíblia, tudo na vida. Portanto, a escatologia não é apenas um capítulo final sobre o fim dos tempos no livro de teologia sistemática, mas uma realidade generalizada que toca tudo no Novo Testamento e na vida.

Leia de joelhos

Esses são meus dez autores sugeridos e alguns de seus livros doutrinariamente ricos. Lembre-se, ao ler, de ser como BB Warfield. Quando ele foi criticado de que “dez minutos de joelhos lhe dariam um conhecimento de Deus mais verdadeiro, mais profundo e mais operacional do que dez horas lendo livros”, ele respondeu : “O quê! . . . Do que dez horas lendo seus livros, de joelhos ? Mesmo que você leia esses livros em sua cadeira, e não de joelhos, esteja ajoelhado em seu coração. E então a rica doutrina fará o coração cantar.