Imposto de Renda: Leão surgiu em campanha publicitária

Hoje sinônimo do Fisco, animal foi personagem de uma propaganda da Receita Federal no fim da década de 1970.

 

Não há contribuinte que não tema e respeite o Leão. Mas o que pouca gente sabe é que o maior símbolo do Imposto de Renda era na verdade um pacato leão argentino, emprestado de um circo mambembe para ser estrela de um comercial da Receita Federal.

 

Até o fim da década de 1970, quem metia medo e dava a cara na hora de tributar os brasileiros era o ministro da Fazenda, com o auxílio do secretário nacional da Receita Federal (RFB).

 

Em 1979, o governo abriu uma licitação entre as agências de propaganda para divulgar o exercício do Imposto de Renda do ano seguinte. O objetivo era mostrar que a Receita estava investindo em tecnologia e que chegaria ao ponto de checar individualmente a declaração de qualquer cidadão. “A ideia foi criar uma metáfora para deixar bem claro que, se o contribuinte declarasse tudo direitinho, não haveria nenhum problema, mas, se tentasse enganar o fisco, aí sim as coisas se complicariam”, conta o publicitário Neil Ferreira, responsável pelo projeto na agência DPZ. A ideia foi sintetizada pela figura do leão. “O leão é um animal nobre, que impõe respeito e demonstra sua força pela sua simples sua presença. Além disso, ninguém consegue enganar o leão”, explica o publicitário.

 

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A campanha do Leão da Receita ficou no ar por dez anos, até ser suspensa pelo então ministro da Fazenda Dilson Funaro. Ao todo foram feitos 38 filmes, alguns deles reconhecidos pelos mais importantes prêmios internacionais de publicidade. “Na época não imaginava o sucesso que a campanha teria e de que haveria uma associação tão forte do leão com o Imposto de Renda. É muito engraçado, mas não conheço nenhum outro trabalho publicitário que tenha ido parar nos dicionários”, diz Ferreira. De fato, “leão” virou sinônimo do Fisco até nas páginas dos principais dicionários da língua portuguesa.

 


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Editoria: Prof. Alexandre Alcantara