Livro: TEORIAS APLICADAS À PESQUISA EM CONTABILIDADE: uma introdução às Teorias Econômicas, Organizacionais e Comportamentais
Um lançamento que merece ser conferido é o livro recém-lançado pela EDITORA UFPB, que teve como organizadores Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida e Robério Dantas de França.
TEORIAS APLICADAS À PESQUISA EM CONTABILIDADE: uma introdução às Teorias Econômicas, Organizacionais e Comportamentais
O livro pode ser baixado gratuitamente em formato PDF aqui: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/758/901/7351-1
Confira um trecho do capítulo de apresentação.
APRESENTAÇÃO
Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida
Robério Dantas de França
A motivação para a construção dessa coletânea surgiu do desejo de ofertar aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, os quais necessitam de opções teóricas para a construção de seus trabalhos de conclusão de curso, projetos de dissertação, trabalhos para disciplinas das pós-graduações, etc., noções das principais teorias aplicadas à pesquisa em Contabilidade.
Teorias aplicadas à pesquisa em Contabilidade: uma introdução às Teorias Econômicas, Organizacionais e Comportamentais, escrita em linguagem didática, é uma compilação que traz embasamentos teóricos frequentes e promissores na produção acadêmica contemporânea dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis.
[…]
Os capítulos oferecem ao pesquisador iniciante na área contábil uma ampla introdução à teoria a qual se referem, exposta de maneira acessível, o que possibilita a aquisição de conhecimentos básicos para fundamentar seus estudos. Concomitantemente, também fornecem sinalizações para a literatura mais aprofundada que é necessária ao leitor desejoso de robustecer os conhecimentos teóricos para a realização das suas pesquisas.
Os primeiros três capítulos tratados na coletânea apresentam teorias com raízes na economia e voltadas ao ambiente organizacional, a saber: Teoria da Agência, Teoria dos Custos de Transação e Teoria Institucional. Cada uma delas discute aspectos distintos, como conflitos entre o principal e o agente, identificação e governança dos custos das transações e processos de institucionalização organizacional das estruturas formais (regras explícitas e implícitas). O quarto capítulo apresenta a Teoria da Contingência como teoria organizacional consolidada, que se dedica aos fatores contingenciais que moldam a estrutura organizacional.
O quinto capítulo apresenta a Teoria da Divulgação que coloca em discussão a prática da disclosure das empresas, principalmente em relação à avaliação dos custos envolvidos na divulgação obrigatória, às vantagens de se divulgar voluntariamente e em relação à alteração da percepção de geração de valor das companhias por meio da informação prestada aos usuários.
Na perspectiva da informação fornecida aos usuários, introduz-se o sexto capítulo que trata da Teoria da Regulação Contábil e apresenta tanto a dinâmica quanto os participantes do processo de regulação da informação contábil, sempre à luz das vertentes da Teoria da Regulação. O ambiente da regulação também conduz à inserção de abordagens teóricas para estudos em finanças.
O sétimo, oitavo e nono capítulos tratam de perspectivas teóricas que embasam os estudos em finanças. O sétimo capítulo aborda, especificamente, a Teoria da Restrição Financeira associada às decisões de investimento, por meio da abordagem da sensibilidade ao fluxo de caixa. O oitavo capítulo trata dos Estágios do Ciclo de Vida Organizacional e os Fundamentos das Empresas, de modo a investigar, principalmente, a relação entre esses estágios e o nível informacional das empresas através do efeito no custo do capital.
No nono capítulo são apresentadas a Hipótese do Mercado Eficiente e a Teoria da Precificação de Ativos como abordagens teóricas para estruturar modelos e realizar testes sobre a relação da informação, incluindo a contábil, com a precificação de ativos. No entanto, reconhecesse falhas na eficiência do mercado provocadas pela má precificação temporária por causa da racionalidade limitada dos agentes econômicos, o que abre espaço para as perspectivas teóricas que se dediquem a estudar o comportamento desses agentes.
Na seara comportamental, esta coletânea trata de quatro teorias nos capítulos dez, onze, doze e treze que, respectivamente, apresentam a Teoria do Prospecto, Teoria do Comportamento Planejado, Teoria do Licenciamento Moral e Teoria do Triângulo da Fraude. Cada uma delas se concentra em observar o comportamento do indivíduo ou grupo para tentar explicar suas escolhas, fatores influenciadores das intenções comportamentais, decisões de licenciamento moral com base em créditos morais ou em credenciais morais e determinantes da fraude ocupacional.
Por fim, salientamos que a construção dessa coletânea foi um enorme desafio vencido por meio de um grande esforço coletivo que buscou contribuir com os primeiros passos da caminhada do iniciante na pesquisa contábil. Desejamos uma prazerosa e proficiente leitura a todos!