O que é Employer Branding e porque isso é tão importante para seu escritório?
Sua empresa tem uma boa reputação entre os funcionários atuais e potenciais?
O guru de marketing Lee Frederiksen* oferece dicas sobre como manter sua marca de empregador para que você possa atrair e reter os melhores talentos.
Praticamente todo empreendedor sabe a importância da marca para construir a imagem e o valor da empresa, mas você sabia que existem dois tipos de branding?
Provavelmente você deve estar familiarizado com business branding. Mas cada organização também tem employer branding, e é importante saber a diferença.
Índice
O que é Business branding?
Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra. (SEBRAE)
Business branding é a imagem de sua empresa de contabilidade voltada para o cliente que evolui ao longo do tempo a partir de uma combinação da reputação de sua empresa e visibilidade no mercado.
É a impressão que sua empresa cria nas mentes dos clientes em potencial e das fontes de referência que os ajuda a formar uma opinião sobre sua prática e os serviços que você oferece. Ele fornece contexto – positivo ou negativo – para ajudá-los a posicionar sua empresa no campo competitivo.
A outra marca igualmente importante é aquela vista por talentos em potencial. As práticas contábeis que podem atrair e reter os talentos certos apresentam uma grande vantagem estratégica. E é aí que entra o employer branding.
O que é employer branding?
Em termos mais simples, é a sua reputação como um lugar para trabalhar. Pode incluir impressões gerais, como “A contabilidade da XPTO é um ótimo lugar para trabalhar”, bem como atributos específicos; por exemplo, “é um ambiente de trabalho exigente e de alta pressão” ou “eles têm o pacote de benefícios mais generoso do mercado”.
Assim como uma marca empresarial pode ter diferentes níveis de visibilidade em diferentes segmentos de clientes e indústrias em potencial, uma marca empregadora pode ter diferentes níveis de visibilidade em diferentes grupos de funcionários em potencial e fontes de referência.
Por exemplo, se sua empresa é especializada em questões de conformidade regulatória, você pode não ser muito conhecido em escolas de negócios que produzem muitos profissionais de contabilidade em planejamento estratégico.
E é por razões como essa que é importante ter uma estratégia de marca do empregador em vigor que permita que sua empresa se concentre nos candidatos adequados e como e onde eles são encontrados.
Uma pesquisa recente conduzida pelo Hinge Institute revelou que 41% das empresas de serviços profissionais têm iniciativas formais de branding empregador – e esse número é ainda maior no subgrupo das grandes empresas.
Quais os benefícios do employer branding para o escritório de contabilidade?
Noventa e quatro por cento de todas as empresas pesquisadas afirmaram que planejam manter ou aumentar seu investimento em atividades de branding de empregador devido aos muitos benefícios que oferece, incluindo:
- Recrutamento mais eficaz: não é nenhuma surpresa que uma marca empregadora positiva seja uma ferramenta de recrutamento vital. Uma marca forte deve aumentar a qualidade e a quantidade de candidatos, criando um grupo maior de candidatos mais qualificados.
- Melhor retenção de talentos: reter funcionários altamente qualificados é um desafio constante para as empresas de contabilidade. E embora oferecer mais dinheiro seja uma estratégia consagrada pelo tempo para atrair os melhores profissionais, nem sempre é uma questão de dinheiro. Uma marca empregadora forte pode ser um incentivo poderoso para permanecer em uma empresa – há até pesquisas que sugerem que muitos funcionários valorizam um ótimo local de trabalho e uma marca de prestígio e alta consideração em vez de salários mais altos.
- Visão da cultura da empresa: uma das coisas mais importantes que um candidato considera é a cultura da empresa. Revela que tipo de comportamento é valorizado, como a gestão interage com os funcionários e os funcionários com os clientes. Em contabilidade, onde tantos profissionais operam de forma autônoma, a cultura da empresa pode ser um ativo significativo ou um passivo paralisante, por isso é crucial que você desenvolva e mantenha uma marca empregadora positiva.
- Desempenho financeiro: uma marca empregadora positiva pode beneficiar sua empresa financeiramente, desde a redução do custo de atrair e reter os melhores talentos até o aumento das vendas e da receita resultante da contratação de uma equipe altamente talentosa e competitiva.
Conclusão
Portanto, se sua empresa ainda não implementou uma estratégia formal de employer branding, agora é a hora de começar. Aqui estão algumas dicas para desenvolver um programa eficaz:
Certifique-se de alinhar e apoiar sua estratégia geral de negócios
Torne-o transparente e altamente visível para sua equipe para que todos trabalhem para ajudar a criar e alimentar a imagem positiva que você deseja
Deve estar alinhado com a forma como você trata seus clientes – os clientes em potencial verão imediatamente se o que você diz não é o que você realmente faz
Construa sua marca na realidade – só porque você diz algo, isso não significa que seja verdade
Monitore e otimize o desempenho para produzir resultados ideais
O lançamento de um programa de employer branding é um esforço de toda a empresa que envolve recrutamento, recursos humanos, marketing e administração sênior.
Lembre-se de que uma marca de empregador eficaz deve refletir sua empresa real, não uma fantasia inventada. Viver a marca é um esforço diário, diário. Mas, feito da maneira certa, uma marca empregadora forte e positiva é um catalisador crítico para o sucesso e crescimento geral da empresa.
Traduzido e adaptado do original em: https://www.accountingweb.com/practice/growth/why-employer-branding-is-important-for-accountants
*Lee W. Frederiksen, PhD, is managing partner at Hinge, a marketing firm that specializes in branding and marketing for professional services. Hinge conducts groundbreaking research into high-growth firms and offers a complete suite of services for firms that want to become more visible and grow.
Texto de Roberto Dias Duarte, publicado originalmente em Aceleração contábil