AGE-Bahia lança Guia Referencial dos Controles Internos da Gestão

AGE-Bahia lança Guia Referencial dos Controles Internos da Gestão

A Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), órgão do controle interno do poder executivo vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), realizou nesta terça-feira (28) o lançamento do Guia Referencial dos Controles Internos da Gestão em evento que aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), no CAB. O encontro contou com a presença de cerca de 140 servidores, entre chefes de gabinete, diretores gerais, coordenadores de contratos e convênios e coordenadores de controle interno das secretarias, órgãos e empresas públicas estaduais.

O Guia é constituído de um conjunto de Orientações Técnicas elaboradas pela AGE que descrevem as práticas de controle interno a serem adotadas pelos órgãos estaduais nos principais macroprocessos do Estado: contratos, convênios e licitações. Os controles internos da gestão constituem-se na primeira linha de defesa na prevenção e detecção de falhas e irregularidades que possam vir a comprometer a conformidade, a economicidade e a eficiência dos processos.

“A partir do mapeamento dos principais macroprocessos comuns a todos os órgãos, da análise dos riscos inerentes a estes processos e do mapeamento e avaliação dos principais controles adotados pelas unidades, a AGE desenvolveu o Guia, visando dotar os órgãos de um modelo objetivo e de fácil aplicabilidade para estruturação, avaliação e aprimoramento dos seus controles internos”, explica o auditor Geral do Estado, Luis Augusto Rocha.

Como acessar o material
O documento poderá ser acessado no site da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sefaz.ba.gov.br), no ícone “Finanças Públicas e Controle Interno”. basta acessa a opção “Orientações Técnicas”.

Já estão disponíveis:

  • OT AGE nº 01/2017 – Guia Referencial dos Controles Internos da Gestão.
    Apresenta o “Guia Referencial dos Controles Internos da Gestão” (GRCI) que orienta os órgãos da Administração Pública Estadual quanto à estruturação dos controles internos e à implementação de modelo de análise e gestão de riscos.
  • OT AGE nº 02/2017 – Referencial de Controles Internos na Gestão de Contratos.
    Orienta os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual quanto à adoção de controles internos que contribuam para a gestão eficiente e eficaz da área de contratos.
  • OT AGE nº 03/2017 – Referencial de Controles Internos na Gestão de Convênios.
    Orienta os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual quanto à adoção de controles internos que contribuam para a gestão eficiente e eficaz da área de convênios.
  • OT AGE nº 04/2017 – Referencial de Controles Internos na Gestão de Licitações.
    Orienta os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual quanto à adoção de controles internos que contribuam para a gestão eficiente e eficaz da área de licitações.
  • OT AGE nº 05/2017 – Avaliação dos Controles Internos na Gestão de Contratos.
    Orienta as Coordenações de Controle Interno (CCIs) e estruturas equivalentes quanto à avaliação dos controles internos existentes na gestão de contratos.
  • OT AGE nº 06/2017 – Avaliação dos Controles Internos na Gestão de Convênios.
    Orienta as Coordenações de Controle Interno (CCIs) e estruturas equivalentes quanto à avaliação dos controles internos existentes na gestão de convênios.
  • OT AGE nº 07/2017 – Avaliação dos Controles Internos na Gestão de Licitações.
    Orienta as Coordenações de Controle Interno (CCIs) e estruturas equivalentes quanto à avaliação dos controles internos existentes na gestão de licitações.

Com informações do Portal da SEFAZ Bahia

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *