Corrida contra o relógio
Este é o título de uma boa matéria da Revista Razão Contábil sobre a regulamentação das alterações introduzidas pela Lei nº 11.638.
A matéria traz vários quadros apresentando cronograma de apresentação dos pronunciamentos do CPC, a fase em que se encontra os pronunciamentos em elaboração, comparativos entre o sistema contábil antigo e o atual, e as opiniões de vários especialistas.
Texto introdutório da matéria:
Esforço conjunto de entidades e reguladores já produz avanços, mas restam inúmeros desafios para a adequação às novas normas contábeis.
É tarde, é tarde, é tarde.” O bordão repetido exaustivamente pelo Coelho Branco, pesadelo da protagonista do livro Alice no País das Maravilhas, é o mesmo que nos últimos três meses vem atormentando personagens reais envolvidos com a pesada agenda de procedimentos, normas, estratégias e esclarecimentos necessários para cumprir até o final do ano as determinações impostas pela Lei 11.638. Depois de passar sete anos em banho-maria, o projeto que virou Lei no apagar das luzes do ano passado vai exigir de auditores, contadores, empresas e reguladores um alucinante ritmo de trabalho em 2008.