Empresas dos EUA poupariam US$500 bi com home office por ano
Por Luísa Melo, de EXAME.com
Nos Estados Unidos, 50% dos profissionais ocupam cargos já compatíveis com o home office e 79% deles querem trabalhar de casa. Se todas essas pessoas realmente aderissem ao trabalho remoto por apenas meio período, as empresas do país, juntas, conseguiriam poupar 500 bilhões de dólares por ano.
Os dados são da consultoria Global Place Analytics e foram obtidos por meio da ferramenta "Workplace Savings Calculators" (ou calculadora de poupança para o ambiente de trabalho), que possibilita estimar os gastos que companhias, governos e sociedade têm quando adotam determinados modelo de trabalho.
Para isso, são cruzadas informações de mais de 4 mil estudos de caso, pesquisas, documentos governamentais e livros.
Segundo a consultoria, a economia bilionária para as empresas viria do menor uso de instalações imobiliárias, eletricidade, e menores gastos com absenteísmo e rotatividade de pessoal. Esse custos chegam a 11.000 dólares por cada funcionário, anualmente.
Além disso, a prática do home office proporcionaria um aumento de produtividade anual de 5 milhões de dólares por pessoa (ou 270 bilhões de dólares, no total).
A Global Place Analytics ressalta ainda que as corporações teriam redução de gastos com serviços de limpeza, segurança, manutenção, papel, água e café, aluguel de estacionamento, subsídio para transporte, equipamentos, móveis e materiais de escritório.
Leia a íntegra da matéria: clique aqui – Portal Info Exame – 25/07/2014