A relevância do Contágil Lite para a realização da Auditoria Contábil Tributária
Por Alexandre Alcantara
O Contágil Lite é um poderoso aplicativo de auditoria desenvolvido pela Receita Federal do Brasil. Ele é utilizado não apenas pelo auditores fiscais da Receita Federal, mas também por mais de 1.500 auditores fiscais de tributos estaduais e municipais de todas as Unidades da Federação. O aplicativo é utilizado ainda por analistas e peritos do Ministério Público Federal e pelos órgãos integrantes da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro – REDE-LAB.
O Contágil oferece vários recursos, entre os quais um avançado módulo de auditoria contábil e módulo bancário que realiza várias funcionalidades relacionadas à importação e ao tratamento das informações fornecidas pelas instituições financeiras. Uma das grandes vantagens do seu uso é que ele incorpora uma série de funcionalidades normalmente disponíveis nos Sistemas Generalistas de Auditoria (SGA), que são de alto custo e com curva de aprendizagem não muito simples.
Além destes usuários de rotinas relacionadas às auditorias de natureza fiscal, contábil e financeira, outros usuários acessam exclusivamente os módulos relacionados a aspectos eminentemente administrativo, totalizando um universo de aproximadamente 15 mil usuários cadastrados.
O Contágil Lite foi desenvolvido pelo Auditor Fiscal da RFB Gustavo Figueiredo, e atualmente conta com uma equipe de desenvolvedores, que a cada dia implantam novos recursos e funcionalidades. De acordo com Gustavo Henrique o Contágil é primeiramente “uma ferramenta desenvolvida para agilizar o trabalho do fiscal na identificação de indícios de fraudes e outros elementos que possam subsidiar seu resultado. Isso é feito por meio de diversas funcionalidades, começando de uma forma inovadora de visualização toda a contabilidade de uma empresa”, contando ainda, segundo ele, com “recursos inéditos, tais como: a utilização de algoritmos otimizados para promover o processamento de análise combinatória sobre os lançamentos contábeis; processamento automatizado de cotejamento entre informações contábeis e fiscais; utilização de teorias matemáticas puramente numéricas no contexto da fiscalização e de forma abrangente; heurísticas que identificam padrões em arquivos de forma automática; mecanismos que agregam flexibilidade na manipulação de grandes conjuntos de dados; e um ambiente de compartilhamento de conhecimento coletivo”.
Assista a seguir o vídeo institucional que a Receita Federal do Brasil preparou sobre o aplicativo.
Para saber mais sobre o Contágil recomendo a leitura do texto “Um novo paradigma na auditoria em meio digital”
Lançamento do Curso EAD sobre o aplicativo Contágil Lite