Pesquisa no Reino Unido revela o uso da IA pelos contadores

Pesquisa no Reino Unido revela o uso da IA pelos contadores

Por Alexandre Alcantara

Sempre surgem estudos e análises sobre o uso da inteligência artificial (IA) pelos profissionais da contabilidade. Recentemente a revista digital Accountancy Age publicou o resultado de uma pesquisa realizada no Reino Unido revelando a importância do uso da IA pelos profissionais da área contábil (2024 Intuit QuickBooks Accountant Technology Survey). De acordo com ela, 99% dos contadores no Reino Unido utilizam inteligência artificial (IA) para aumentar a eficiência e melhorar os serviços prestados aos clientes. Nela foi observado que a demanda crescente por suporte em gestão financeira e tecnologia impulsionou essa tendência, com 75% dos contadores observando aumento na demanda por seus serviços. Além disso, 82% dos entrevistados afirmaram que clientes tecnologicamente avançados estão mais bem preparados para enfrentar desafios econômicos.

De acordo com a revista os contadores estão investindo significativamente em tecnologias como IA, blockchain e ferramentas de automação, com uma previsão de investimento médio de 30 mil libras nos próximos 12 meses (algo em torno de 200 mil reais).

A IA tem sido utilizada principalmente para entrada e processamento de dados, insights financeiros em tempo real e previsão financeira, sempre sob seguindo diretrizes éticas formais. A adoção dessas tecnologias está permitindo que os contadores consigam reduzir o tempo gasto em tarefas de conformidade e desta forma aumentarem a qualidade de suas consultorias empresariais estratégicas, reforçando seu papel como consultores de confiança.

Devemos considerar, portanto, que a ênfase na ética no uso da IA é um ponto forte, mostrando uma preocupação com a responsabilidade e a integridade no uso de novas tecnologias. No entanto, a dependência crescente da tecnologia também levanta questões sobre uma potencial desumanização do atendimento ao cliente, apesar dos contadores ainda valorizarem a importância das conexões humanas.

Além disso, a necessidade contínua de investimento em novas tecnologias como a IA pode representar um desafio financeiro para pequenas escritórios de prestação de serviços contábeis, que podem não ter os mesmos recursos que os grandes do setor para adotar essas inovações.


Para ler o texto da revista Accountancy Age, acesse: https://www.accountancyage.com/2024/06/10/accountants-using-ai/

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara