As principais empresas de auditoria admitem quebrar regras que protegem a independência da auditoria
As admissões ocorrem no momento em que o Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) insta as empresas e os investidores a prestarem maior atenção às conclusões das suas inspeções anuais às empresas de auditoria, cuja última ronda deverá será lançado nas próximas semanas.
A PwC disse na segunda-feira que identificou 129 violações das regras de independência que afetam 74 clientes e os próprios inspetores do PCAOB encontraram mais uma enquanto inspecionavam o trabalho de auditoria em 2022. Os números foram incluídos em uma atualização do relatório de qualidade de auditoria da PwC, publicado em seu site.
A Deloitte disse no seu relatório de qualidade de auditoria no mês passado que informou aos inspetores do PCAOB sobre 129 violações em 78 clientes em 2022 – afetando aproximadamente 3 por cento de suas auditorias nos EUA – e 107 em 53 clientes no ciclo de inspeção de 2023.
A EY também disse ter encontrado violações de independência que afectaram 3% das suas auditorias em 2022.
Publicado originalmente em inglês por Going Concern, citando matéria do Financial Times.
Nota: A PCAOB é uma autarquia federal que regula a atividade de auditoria independente, no mercado de capitais americano, subordinada à Securities and Exchange Commission(SEC), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.