Workshop: Inteligência Artificial a Serviço do Fisco
Aconteceu hoje o workshop “Inteligência Artificial a Serviço do Fisco“, realizado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (EGEFAZ) da Secretaria da Fazenda do Tocantins, contando com a participação de auditores fiscais das Secretarias de Fazenda de Estados, Municípios, Receita Federal e representantes do MPF.
O tema foi apresentado pelo Auditor Fiscal do Estado de Goiás e titular da Delegacia Regional de Fiscalização de Luziânia (Goiás), Ricardo Costa Pinto, graduado em Ciência da Computação pela UFBA – Universidade Federal da Bahia com MBA em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ e Cientista de Dados (UFBA).
Na palestra ele abordou sobre o modelo de Inteligência Artificial que ele desenvolveu para identificação de empresas fantasmas, sua aplicação e os resultados obtidos na fiscalização dos contribuintes localizados no Entorno Sul do Distrito Federal, discorrendo ainda sobre modelos de inteligência artificial generativa, machine learning (aprendizagem de máquina), os desafios das Administrações Tributárias e os benefícios sobre a utilização de novas ferramentas de Inteligência Artificial voltados para a fiscalização tributária.
Na sequência da apresentação houve a participação especial do Prof. Me. Alexandre Alcântara da Silva, Auditor-fiscal aposentado do Estado da Bahia, que possui mais de 35 anos de experiência na área, Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Especialista em Direito Tributário (UFBA) e em Gestão Tributária (UNIFACS). Autor de diversos livros nas áreas de Análise de Balanço, Auditoria Contábil, Fraudes Contábeis, Sigilo Bancário, entre outras.
Ele falou sobre a importância de criação de modelos de Inteligência Artificial focadas em auditoria contábil tributária, as quais podem ser aplicadas para identificação de empresas com possível envolvimento em fraudes contábeis, considerando importantes variáveis já disponíveis nas bases de dados das administrações tributárias.
No terceiro momento foi aberto o espaço para perguntas e respostas, que contou com ampla participação dos presentes, que levantaram via chat, importantes questões relacionadas ao tema.
Baixe AQUI o slide da apresentação
Confira o resultado da pesquisa de Ricardo Costa Pinto apresentada na USP:
Um comentário em “Workshop: Inteligência Artificial a Serviço do Fisco”