O uso de análise de dados em auditoria contábil
Por Alexandre Alcantara
O título “How Are Firms Actually Using Data Analytics?” foi dado a um breve comentário disponibilizado esta semana em um site americano especializado em contabilidade, o que lgicamente nos chamou a atenção.
Nele os autores comentam acerca de um artigo sobre o uso de análise de dados em auditoria, publicado no CPA Journal. Eles destacaram que o artigo trata do resultado de uma pesquisa sobre a crescente utilização da análise de dados na contabilidade – em particular na auditoria, e como isso tem impactado o mercado profissional, sinalizando ainda que o domínio no trato dos dados pode ser um diferencial competitivo, como segue (destaques nossos):
A imprensa contábil tem anunciado o uso crescente e transformacional da análise de dados na contabilidade – em particular na auditoria. Uma pesquisa recente sobre as principais prioridades para líderes de auditoria conduzida pelo Gartner mostrou que “as principais áreas de foco para líderes de auditoria em 2022 são atrair talentos com habilidades de auditoria não tradicionais e aproveitar efetivamente aplicações de análise de dados mais avançadas”. está crescendo rapidamente, proporcionando oportunidades de carreira excepcionais”, Vasarhelyi et al. observado em um artigo do CPA Journal de 2017. Os autores relataram que “como o insight extraído dos dados pode fornecer uma vantagem competitiva significativa, as organizações estão alocando quantidades cada vez maiores de recursos para iniciativas de análise”. Contudo, pouco se tem falado sobre o que as empresas estão realmente a fazer neste sentido.
Logicamente, este pequeno trecho não é o suficiente para conhecer a importância do uso de análise de dados em auditoria. Fui direto na fonte. O artigo “The Use of Data Analytics in Auditing: Searching for Reality within the Hype” publicado pelo CPA Journal é muito revelador, ilustrado com gráficos que auxiliam no rápido entendimento sobre os métodos e ferramentas utilizados pelas grandes empresas de auditoria independente.
Alguns pontos da pesaquisa nos chamaram a atenção:
- Ferramentas usadas para cálculo do tamanho da amostra
- Ferramentas usadas na extração de dados
- Ferramentas usadas para testes substantivos/detalhados
- Ferramentas usadas para visualização de dados
Os autores fazem uma descrição pormenorizada de cada um dos tópicos da pesquisa, fazendo as devidas correlações entre eles.
Notamos que praticamente todos os entrevistados são unânimes em usar as mesmas ferramentas, umas em menor ou maior grau do que outras, mas em primeiro lugar temos Excel, seguido de sistemas proprietários da empresa de auditoria, e em terceiro lugar o uso de sistemas de prateleira. Entretanto vemos que ferramentas como Power BI, Tableau, Access, SQL, dentre outras citadas, também são utilizados, sendo que na análise visual de dados o Excel cede espaço para o Power BI e Tableau.
Ou seja, não existe “a ferramenta”. O auditor sempre precisará uilizar as mais variadas estratégias de trabalho e em cada uma delas, a facilidade, a flexibilidade e rapidez no processamento irá determinar qual ferramenta será aplicada.
Em certo trecho, o autor da pesquisa relata que o uso de linguagens de programação não são utilizadas com frequência, como segue
Para entender melhor quais ferramentas analíticas os auditores estão utilizando, a pesquisa perguntou se Python, R (ambos pacotes de código aberto/linguagens de programação amplamente utilizados para análise de dados) ou SAS (um pacote comercial) foram usados durante um trabalho de auditoria. Apenas alguns entrevistados indicaram que usavam essas ferramentas para quaisquer tarefas analíticas.
Em relação ao Excel, vemos que ele reina na preferência
Algumas ferramentas de análise de dados foram amplamente utilizadas em todo o processo de auditoria. É interessante notar a preferência contínua dos auditores pela utilização do Microsoft Excel em vez de pacotes de software individuais concebidos para tarefas específicas.
Sem dúvida é um artigo que deve ser lido por todos os que trabalham diretamente em auditoria contábil.
Fontes consultadas:
How Are Firms Actually Using Data Analytics?
https://www.goingconcern.com/friday-footnotes-how-are-firms-actually-using-data-analytics-kpmg-and-bdo-on-the-move-9-15-23/
The Use of Data Analytics in Auditing: Searching for Reality within the Hype
https://www.cpajournal.com/2023/09/13/the-use-of-data-analytics-in-auditing/