TCE aprova Normas de Auditoria Governamental

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia aprovou, por unanimidade, em sessão plenária presidida pela conselheira Ridalva Figueiredo, no dia 26 de julho, as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) recomendadas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

 

É oportuno informar que o projeto inicial das NAGs, apresentado pela conselheira presidente Ridalva Figueiredo, foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, pelos auditores Inaldo da Paixão Santos Araújo, Antonio Carneiro Amaral Júnior e as analistas Cristina Cunha Guerreiro e Clarissa Carneiro Rocha, e aprovado em 2007, em caráter experimental, pela Atricon, sendo designado como coordenador o conselheiro Manoel Castro.

 

No transcurso de 2010, o projeto foi submetido à audiência pública e a processo retificativo envolvendo 27 Tribunais de Contas do país, sendo aprovado em definitivo pelo Instituto Rui Barbosa.

 

Coube ao conselheiro Manoel Castro, através de sorteio, a relatoria do projeto de resolução ora aprovado e que determina a adoção das NAGs nos trabalhos de auditorias desta Corte de Contas.

 

O conteúdo das NAGs já se encontra no portal nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (www.controlepublico.org.br) e também no portal do TCE da Bahia (www.tce.ba.gov.br). 


Fonte Ascom/TCE


Editoria: Prof. Alexandre Alcantara