O que deve conter em um Relatório de Investigação de Fraude
Por Tracy Coenen |28.07.2023[1]
Relatar os resultados de uma investigação de fraude exigirá diferentes níveis de detalhe e precisão, dependendo dos detalhes do compromisso. No entanto, é relativamente fácil desenvolver um processo padrão de relatório que pode ser seguido pelos funcionários.
Uma opção em alguns casos é fornecer um relatório oral ao cliente e aos advogados. Esta não é a maneira mais comum de relatar os resultados de uma investigação de fraude. No entanto, é apropriado em casos específicos, como aqueles em que os advogados ainda não desejam um relatório que possa ser descoberto em arquivo.
Os resultados de uma investigação de fraude geralmente são detalhados em um relatório escrito. Ao redigir um relatório, o investigador de fraudes deve lembrar-se de quem lerá o relatório. É importante considerar que, embora o relatório hoje possa ser apenas para uso interno de uma empresa, em algum momento no futuro, o relatório pode ser usado pelas autoridades policiais ou em procedimentos judiciais. Portanto, é importante conhecer o público atual para o relatório da investigação, mas também é imperativo considerar quem poderá precisar do relatório no futuro.
Por exemplo, os resultados de sua investigação podem ser usados inicialmente pelos advogados para determinar a disciplina interna apropriada para um fraudador. No entanto, se suas descobertas forem graves o suficiente, pode eventualmente ocorrer um julgamento criminal sobre o assunto, e seu relatório poderá surgir nesse contexto. Alternativamente, o funcionário pode entrar com uma ação relacionada à rescisão de seu emprego, e o relatório do investigador de fraudes pode ser usado para justificar a rescisão.
Você escreveria um relatório de maneira diferente se fosse estritamente para uso de advogados em comparação com se fosse ser usado por um júri de leigos? Eu suspeito que sim, e isso é algo importante a se ter em mente ao redigir o relatório. Faça o possível para tornar o relatório compreensível para todas as partes que possam lê-lo no futuro.
A melhor maneira de elaborar um relatório de investigação de fraude é mantendo três pontos-chave em mente:
- O investigador de fraudes deve se ater aos fatos ao relatar as descobertas.
- O relatório deve ser de fácil compreensão por qualquer pessoa, mesmo que a pessoa não tenha grande experiência nas áreas de contabilidade e finanças.
- Pense no relatório de sua investigação como uma acumulação de fatos que levam à sua conclusão final sobre as perdas.
[1]TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS
COENEN, Tracy. A Fraud Investigation Report. Publicado em 28 jul. 2023 no blog Fraud Files Forensic Accounting. Disponível em: <https://www.sequenceinc.com/fraudfiles/2023/07/a-fraud-investigation-report> Acesso em: 09 ago. 2023.
[Tradução do original em inglês via ChatGPT , com pequena revisão].