Café com Palavra

A vida debaixo do sol: reflexões sobre o livro de Eclesiastes

Recomendo o livro Isto é protetor solar, de Emilio Garofalo Neto

Diz o Pregador que há um tempo para tudo: nascer e morrer, plantar e colher, derrubar e edificar, chorar e rir, prantear e dançar. Há tempo para tudo mesmo!

“Isto é filtro” solar nos ajuda a enxergar em nossa própria vida essas diferentes manifestações do tempo. Conduzindo-nos por uma profusão de referências musicais, literárias e cinematográficas, o Rev. Emilio põe diante de nossos olhos a efemeridade das coisas da terra e nosso desejo ardente de que algo seja permanente. Visto apenas debaixo do sol, este é de fato um mundo estranho, em que tristeza e tragédia nos tocam, o trabalho e as lutas são recorrentes, mas a alegria, o contentamento e o senso de direção se mostram a nós, mas logo desaparecem, como o mestre dos magos em Caverna do Dragão. Ainda assim, as pequenas alegrias que gozamos são indícios de que não pertencemos exclusivamente a este mundo debaixo do sol. O próprio Deus, ao encarnar-se, desceu do mundo acima do sol para nos fazer ver que a vida não se restringe ao tempo e que a eternidade está em nosso coração.

Emilio não nos engana: quando o livro de Eclesiastes põe diante de nós verdades aparentemente paradoxais, somos levados à conclusão de que, na verdade, o problema está em nós, não no texto. Enfim, este que já foi chamado de o livro mais mal-humorado da Bíblia se mostra de maneira especialmente luminosa com a luz que vem de acima do sol.

O que o Emilio faz é apenas nos ajudar a limpar as lentes dos óculos. Óculos de sol, com filtro UV, evidentemente.

O autor

Emilio Garofalo Neto é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, bacharel em Comunicação Social–Jornalismo pela Universidade de Brasília, mestre em Teologia pelo Greenville Presbyterian Theological Seminary (Carolina do Sul, EUA) e doutor em Estudos Interculturais pelo Reformed Theological Seminary, em Jackson (Mississipi, EUA). Pastoreia deSDe 2011 a Igreja Presbiteriana Semear (Brasília, DF), além de ser professor do Seminário Presbiteriano de Brasília e professor visitante do Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ). É autor de outros dois livros, também publicados pela Editora Monergismo.

Algumas opiniões de quem leu:

No De excidio Urbis, uma coletânea de sermões sobre a queda de Roma, Agostinho de Hipona, diversas vezes e de diferentes formas, diz que o mundo inteiro é como o homem: nasce, cresce e morre. Ou seja, tanto o homem como o mundo envelhecem. E não é fácil envelhecer. Minto. Não é fácil ter consciência de que a velhice é inevitável. Ainda assim, o fato é que a velhice da carne e das coisas dizem muito sobre a vida debaixo do sol. Por exemplo, ela diz que o tempo foge e que jamais será possível detê-lo. Por isso, cada instante precisa ser vivido sob a terrível notícia de que Deus nos fez “sopro” (ruah) e nos deu um mundo “vaporizado” (hebel) para viver. Todavia, a boa notícia é que ele também pôs o peso da eternidade em nosso coração. Ora, assim como é difícil ter consciência da velhice da carne e do mundo, também é difícil ter consciência da eternidade. Sabendo disso, o Senhor nos providenciou um pregador que, como Agostinho, não apenas nos conscientiza da brevidade da vida, mas destila graça em palavras, não meramente porque nosso pregador se chama Emilio, mas porque ele nos lembra, o tempo todo e de diversas maneiras, que não é bom viver a vida debaixo do sol sem usar um filtro solar, a esperança.

— Rev. Jonas Madureira

Com elegância de estilo, bom humor e sensibilidade profunda, o Dr. Emilio Garofalo Neto nos brinda com um tratamento prático e excelente do livro de Eclesiastes, oferecendo-nos o conforto do “protetor solar” (como ele mesmo diz) de Deus para a vida debaixo do sol. No entanto, o leitor atento encontrará também aquele confronto bíblico que aponta para Cristo, a própria sabedoria de Deus encarnada. Leia com o coração aberto, de preferência em uma só tacada. Vai valer a pena!

— Rev. Davi Charles Gomes

Li Isto é filtro solar sob a luz e o calor do Astro incendendo a manhã e a cabeça. Salomão é isso aí porque Deus é isso na revelação do Eclesiastes. Emilio Garofalo Neto é isso aí na leitura e proclamação da sabedoria. Li o livro em duas sentadas, acompanhado de um cafezinho. Levado pela pena do primo querido, fui a muitos lugares deste lado da eternidade, com olhos postos na paisagem do outro lado. De fato e indubitavelmente, o Dr. Garofalo Neto, mais uma vez, serve a Cristo e a sua missão de proclamar e aplicar o evangelho. Na boa tradição do Pregador, Emilio instrui, corrige, repreende e reeduca em toda a sabedoria. Como defini-lo? Um livro de mensagens vívidas? Um livro de teologia prática? Um livro de aconselhamento? Um livro de aventura nas visões de Deus? Tudo isso, sim, principalmente se considerarmos o encontro amigo do leitor com o escritor, tal como foi o de Robinson Crusoé com Sexta-feira, no romance de Daniel Defoe. Emilio mostra que a nossa ilha não está deserta.

— Rev. Wadislau Martins Gomes

Se já conhece o Emilio Garofalo Neto, então você já deve ter ouvido falar da série que ele pregou sobre Eclesiastes. Há muitas razões para que aquela série, agora expandida neste livro, seja encantadora, mas talvez uma seja especial: Eclesiastes é um livro sobre a vida, suas delícias e frustrações, prazeres e dores. Eclesiastes é uma análise inspiradamente realista de como posses, projetos, trabalhos, amores e tudo o mais trazem alegrias passageiras, mas não preenchem o coração que carece de vida acima do sol. Vida sem vida eterna é fugaz, nas suas mais variadas expressões artísticas, literárias e sociológicas. É essa variedade de análises salomônicas sobre a vida que faz com que Emilio seja o instrumento precioso de Deus para expô-las. Deus vem lhe preparando para essa percepção abrangente das realidades da vida há muito tempo. Seu amor à literatura, sua perspicácia em interpretar a cultura pop, sua teologia tão bem calcada na obra redentora de Cristo são ferramentas que Deus proporcionou ao Emílio ao longo dos anos, e elas brilham nessa obra. Portanto, pegue este livro e prepare-se para adentrar nesse caleidoscópio da vida, repleto de cores e padrões distintos que apontam para a nossa necessidade do Redentor!

— Rev. Heber Carlos de Campos Júnior

O Eclesiastes sempre esteve entre meus livros bíblicos preferidos. Em 2005, ainda começando meu ministério, descobri uma série de sermões no livro, pregada por um influente líder evangélico brasileiro. Eu a ouvi na íntegra. Encontrei insightsde aplicação interessantes, mas terminei com a sensação de que havia ali existencialismo demais e cristianismo de menos. Dez anos depois, descobri a série pregada por Emilio. Foi uma experiência “redentora”. Os insightsde aplicação também estavam lá, acompanhados de um uso muito habilidoso de manifestações culturais contemporâneas, mas, ao contrário da série anterior, Cristo brilhava em cada uma das exposições. É o que você vai encontrar neste livro: reflexões profundas e cristocêntricas, apresentadas de modo habilmente aplicado. Recomendo com entusiasmo!

— Rev. Filipe Costa Fontes


VÍDEOS
O autor deu um visão geral do livro neste dois vídeos

Isto é protetor solar (Parte 01) – Emílio Garofalo – Fiel Jovens 2018


Isto é protetor solar (Parte 01) – Emílio Garofalo – Fiel Jovens 2018


Existem dois outros vídeos em que ele faz um breve resumo do tema:

Tema 1: Eclesiastes e o evangelho para a vida debaixo do sol (3ª IP Belo Horizonte)



Isto é filtro Solar – Eclesiastes – IP Barra Funda