Conteúdo do Transparência Bahia agora pode ser baixado em PDF e XLS

Conteúdo do Transparência Bahia agora pode ser baixado em PDF e XLS
Print Friendly, PDF & Email

Conteúdo do Transparência Bahia agora pode ser baixado em PDF e XLS

Com essa nova funcionalidade, o cidadão pode imprimir e salvar com maior facilidade os dados referentes a receitas, despesas e limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros.

O portal Transparência Bahia (www.transparencia.ba.gov.br), mantido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), agora permite ao cidadão visualizar e baixar em PDF ou XLS os conteúdos disponíveis. Com essa nova funcionalidade, o usuário terá mais facilidade para salvar e até mesmo imprimir os relatórios para consulta posterior. Dados de receitas, despesas, limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os pagamentos feitos pelo Estado e disponíveis no módulo Senha Aberta já podem ser exportados para esses novos formatos.

De acordo com o superintendente de Administração Financeira da Sefaz-Ba, Humberto Novais, a nova funcionalidade tornará a consulta aos dados ainda mais simples, possibilitando a impressão dos relatórios e facilitando a comparação de informações de anos diferentes. O portal Transparência Bahia registra mensalmente cerca de cinco mil visitas. Um dos módulos mais acessados é o Senha Aberta, que apresenta todos os pagamentos feitos pelo Estado às empresas e/ou pessoas físicas fornecedoras ou prestadoras de serviço.

Reformulação

No Transparência Bahia, é possível realizar buscas e consultas aos dados financeiros do Estado, incluindo os números de receitas e despesas, os gastos com educação, saúde, o atendimento aos parâmetros da LRF, entre outros tópicos. Desde dezembro de 2015, o site passou por ampla reformulação, explica o gestor do Transparência Bahia e auditor fiscal da Sefaz-Ba, Antônio Rocha. Além da preocupação com a navegabilidade com base no padrão de identidade digital fixado pelo governo federal, o novo leiaute incorporou requisitos de acessibilidade. São destaques a opção de alterar o contraste da tela e o menu na parte superior de todas as páginas, com atalhos de navegação padronizados.

O leiaute também se adequa ao tamanho das telas de smartphones e tablets. O portal dispõe ainda de material ilustrativo, a exemplo de gráficos de receitas, despesas, transferências e previdência. O usuário pode consultar também um glossário para aferir o significado dos principais termos da contabilidade pública presentes no site. O suporte didático é completado por um canal de perguntas e respostas.

Lançado em 2007 com a novidade do módulo de pagamentos Senha Aberta, que atendia a um anseio da sociedade baiana, o Transparência Bahia vem passando por sucessivos aprimoramentos, explica Antônio Rocha, o que inclui a disponibilização de novas informações. A nova versão, entretanto, trouxe a primeira mudança de leiaute ao longo dos últimos oito anos. Um avanço importante no que diz respeito ao conteúdo disponibilizado pelo Transparência Bahia aconteceu em 2013, com a incorporação, pelo portal, das informações do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan).

Fonte: SEFAZ Bahia

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *