Guia para elaboração de Demonstrações Contábeis

Guia para elaboração de Demonstrações Contábeis
Print Friendly, PDF & Email

Já virou tradição. Todos os anos as empresas de auditoria independente publicam os esperados “Guia para elaboração de Demonstrações Financeiras”. Uma excelente ferramenta para profissionais e estudantes de contabilidade. Confira alguns deste Guias para as Demonstrações de 2016/2017:

PwC Brasil – Além do conteúdo técnico, o Guia traz interpretações e comentários sobre o contexto econômico, normativo, contábil e tributário do país. Na edição deste ano destaque para: um estudo sobre o cenário econômico e as perspectivas para 2017; as mudanças provocadas pelo novo relatório do auditor; e uma reflexão sobre o ambiente tributária. Disponibilizado também as demonstrações completas de uma empresa ilustrativa. Assista ao vídeo de divulgação:

Deloitte –  O Guia, o Modelo e o Checklist de Demonstrações Financeiras exemplificam as principais exigências contábeis para a apresentação dos resultados do ano.

  • Guia de demonstrações financeiras. A publicação reúne os principais aspectos que devem impactar a elaboração das demonstrações financeiras de 2016, assim como questões significativa no âmbito tributário, regulatório e da governança corporativa.
  • Checklist de divulgação – O documento lista os requisitos de divulgação em relação às demonstrações financeiras, preparadas de acordo com as IFRSs, e as práticas contábeis adotadas no Brasil, como forma de auxiliar as empresas a preparar tal divulgação trimestral ou anual. A publicação também contempla como anexos as principais orientações para auxiliar o preparador das demonstrações financeiras no cumprimento dos requerimentos de divulgação para entidades sujeitas à Lei das Sociedades por Ações e à Comissão de valores Mobiliários (CVM). O Checklist abrange ainda os principais requerimentos às instituições financeiras e seguradoras.
  • Modelo de demonstrações financeiras – Elaborado de acordo com as IFRSs em curso e alinhado às práticas contábeis adotadas no Brasil, o Modelo ilustra as principais exigências para a apresentação das demonstrações financeiras ao final de cada exercício.

KPMG – A publicação Checklist de Divulgação dos CPCs/IFRS 2016 foi elaborada para auxiliar na preparação das demonstrações financeiras de acordo com os Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e das normas internacionais de contabilidade (IFRS), mediante a descrição dos requerimentos mínimos de divulgações exigidos. Embora este conteúdo seja importante para a compreensão dos requerimentos de divulgações em uma demonstração financeira com data-base de 31 de dezembro de 2016, este Checklist de Divulgação não deve ser utilizado em substituição aos próprios CPCs/IFRS a que se refere.

Ernst & Young – Demonstrações financeiras consolidadas ilustrativas em IFRS, referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2015, baseadas nos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis — CPC.

Grant Thornton – Divulgou exemplo de demonstrações contábeis e notas explicativas de acordo com IFRS (International Financial Reporting Standards) considerando alterações das normas efetivas para o exercício que se encerra em 31 de dezembro de 2016 (considerando desenvolvimentos publicados pelo IASB – International Accounting Standards Board até 31 de julho de 2016) – Em inglês.


Nota: os comentários acima foram extraídos na íntegra dos respectivos sites.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *