Cinco formas de hackear sua produtivdade

Cinco formas de hackear sua produtivdade
Print Friendly, PDF & Email

Mudar a forma como fazemos o nosso trabalho para melhorar a nossa produtividade é uma tarefa difícil, mas não é impossível

Se você sente que o dia não tem horas suficientes para fazer todo o trabalho que precisa ser feito, encontre maneiras de “hackear” sua produtividade, extraindo o máximo do tempo disponível.

Lembre-se sempre que maior erro que os profissionais cometem quando se trata de gestão de tempo é usá-lo para atividades que não merecem dois minutos de atenção.

Josh Davis, diretor de pesquisas do New York NeuroLeadership Institute, irá ajudá-lo nessa tarefa.

Autor do livro “Two Awesome Hours: Science-Based Strategies to Harness Your Best Time and Get Your Most Important Work Done“, ele listou cinco forma de se manter motivado e produtivo.

1. Estabeleça uma agenda
A mente humana trabalha melhor quando sabe o que está por vir. Mesmo que se considere uma pessoa flexível, é aconselhável criar uma lista de tarefas, caso coisas inesperadas começarem a surgir a sua frente.

Essencialmente, é importante ter suas prioridades delineadas antes de começar o dia para, dessa forma, evitar o desperdício de tempo tentando descobrir sempre o que precisa fazer depois de concluir uma tarefa.

“Há momentos no dia que o trabalho é finalizado. Nessas horas, é importante saber qual é o próximo passo dentre suas prioridades e o que, dentre aquelas coisas, são de fato importantes”, comenta Davis, aconselhando que cada pessoa adote o método que considera mais eficiente – escrever tarefas em uma agenda, bloco de notas ou no smartphone.

O importante é achar um mecanismo que permita aumentar a produtividade. Ele aconselha criar rotinas de trabalho em blocos de 52 minutos, com 17 minutos de intervalo.

2. Gerencie sua energia intelectual
Todos temos recursos limitados de energia mental para darmos ao longo do dia. O especialista aconselha que façamos exercícios para melhorar nossas habilidades e equilibrar as tarefas desgastantes com temas menos pesados.

Davis sugere, por exemplo, tomar muitas “pequenas decisões” na noite anterior a uma reunião importante ou apresentação para, assim, não desperdiçar energia desnecessária; e a colocar tarefas criativas em momentos de mente fresca.

3. Elimine as distrações
O especialista compara a memória de um trabalho a de um computador. Assim, quem deixa muitas “janelas” abertas e “programas” inativos no pano de fundo estará desperdiçando recursos valiosos para serem aplicados no momento presente. O mesmo vale para o seu cérebro. Você precisa ter a certeza de que tem memória disponível suficiente para fazer o seu trabalho.

Depois de terminar uma tarefa desafiadora, pode tentar fazer outra coisa que não tome muita energia, como verificar o seu e-mail, por exemplo.

4. Alimente hábitos saudáveis
Exercício e dieta não servem apenas para manter a saúde do corpo em ordem, mas também para fortalecer a mente. O conselho é alimentar-se de forma adequada, com um bom mix de vegetais, proteínas e frutas, beber muita água e controlar os níveis de açúcar, cafeína e fast food. Davis também sugere praticar algum esporte antes de ir ao escritório. O exercício pode ajudá-lo em temas como concentração e redução do estresse.

5. Crie um ambiente de trabalho adequado
O que funciona para outra pessoa não necessariamente servirá para você. É importante descobrir como fazer o seu ambiente de trabalho atender às suas necessidades. Isto é especialmente verdadeiro se trabalhar em um ambiente aberto ou um cubículo/baia, que pode ser inerentemente prejudicial para a sua produtividade.

Mas se não pode obter um escritório ou um pouco de privacidade, tente alguns fones de ouvido com cancelamento de ruído, recomenda Davis.

Se você tiver a oportunidade, tente alguns dias de home office.

Outro conselho sempre válido é manter a mesa arrumada para não ser oprimido pela desordem.

Fonte: CIO.com

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *